novembro 10, 2014

Doce de chuchu



Na sequência do "post" anterior, aqui deixo a receita do meu doce de chuchu (ou pimpinela).

Ingredientes:
- 3kg de polpa de chuchu
- açúcar (metade do peso da polpa) *
- pau de canela
- casquinha de limão (opcional)
- nozes partidas em pedaços pequenos

Depois de descascar os chuchus e retirar a semente (inteira de preferência e que se reserva para outra finalidade), ralei-os no robot de cozinha para ficarem em tiras como se faz com a cenoura para saladas. Coloquei a polpa na panela com o açúcar (usei amarelo) e o pau de canela e deixei em repouso umas horas para o açúcar derreter e se transformar numa calda. Para quem gostar do sabor a limão, este é também o momento de o adicionar.

A cozedura é feita em lume brando. Leva tempo a fazer, mas o resultado final é ótimo! Vou mexendo e só quando faz estrada no fundo do tacho, é que está no ponto. Quanto às nozes (ou amêndoas), junto-as ao preparado a meio, quando o líquido já se evaporou em grande parte e já começa a ter consistência de doce.

* quanto ao açúcar, usei um pouco menos que a quantidade original, (ou seja, do 1,5 kg retirei cerca de 200 gr.), mas faço sempre isso em qualquer doce ou sobremesa.









A semente é esta "coisa" branquinha que aparece aqui na imagem. Retira-se a pele à volta e reserva-se o miolo, que se pode juntar a sopas de legumes e se come inteiro.

Estas sementinhas da tigela, foram comidas hoje ao jantar, num guisado!)



Sem comentários:

Enviar um comentário