agosto 14, 2017

Tie-dye


Tie-dye é nada mais, nada menos, que o tingimento de tecidos de forma artesanal, depois de amarrar parte deste com cordéis, ou algo semelhante, de forma a cobrir o que se quer manter na cor original. O resultado é um desenho irregular, mas de surpreendente beleza. Cada peça é única e um mistério, até se começar a desenrolar o tecido tingido. Foi uma técnica muito usada nos anos 60 pelo movimento hippie.

A primeira vez que fui à descoberta das mandalas resultantes do tingimento por cozedura, era adolescente, no virar da década de 70 para 80. Fiz uma bolsa para guardar guardanapos. Naquela época as meninas faziam enxoval, lá está! Era assim uma espécie de dote! Rsrsrsr

Mais tarde, já mãe, foi a vez da minha filha mais nova descobrir este método tão original e de se aventurar na transformação de um vestido. E de uma tarde (a duas), entre panelas, tecidos e tintas, saiu uma obra de arte. Há pois é! O tingimento em "tie dye" dá verdadeiras obras artísticas! Para nós foi mesmo uma grande surpresa, porque quando começámos a enrolar o tecido, a atar cordéis e de o pôr a cozer na panela com os corantes, um a um, não sabíamos o que iria sair dali.

Tornamos a repetir a experiência, mas desta vez com uma camisa branca e corante preto (que no final resultou em tons de cinza). As cores mais ou menos fortes conseguem-se usando mais ou menos corante. Seguimos as instruções que vêm no pacote do corante em pó. Na água da cozedura juntam-se umas colheres de sal e depois na água da lavagem, é o vinagre para fixar a cor.


 As fotos que se seguem, foram do processo de tingimento, mas esqueci-me de fotografar a parte em que se ata o tecido com os ditos cordéis. Usámos tiras de trapilho. 



 
Aproveitámos a mesma água para tingir também um pedaço de tecido, com o qual confeccionei uma almofada para o quarto dela.










E por último, o vestido primeiro, a obra resultante da iniciação da minha Helena no mundo dos tecidos tingidos em casa!
Feito com o 💜
                   

13 comentários:

  1. Realmente o resultado do tingimento ficou psicodélico e com uma cara hippie que nunca saiu de moda.Eu adorei o resultado do vestido que ficou mais jovial e vivo com tantas cores em constrate.Uma boa dica para quem aprecia as mandalas e tenha interesse em diversicar.Parabéns pela iniciativa!

    ResponderEliminar
  2. Maga gostei bastante do resultado ficou muito boa a peça tingida ficou super diferente. Acho fascinante essa técnica de tingir peças, parabéns pelo trabalho ficou fantástico, bjs.

    ResponderEliminar
  3. Oi tudo bem?
    Que legal ir passando de geração em geração e vendo que não caiu de moda haha. Achei muito bacana essa técnica afinal são peças únicas né? Adorei o resultado parabéns pelo trabalho.

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. O que eu mais aprecio nesta técnica é que cada peça se torna única e exclusiva. Além disso, não é muito difícil de fazer. Só tempo e vontade. Amei o resultado no vestido, ficou realmente lindo. Parabéns pelo belíssimo post.

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro roupas com essa técnica, ficam muito lindas eu adoro e confesso que preciso de mais peças assim beijos

    ResponderEliminar
  6. Mãe e filha estão de parabéns pela arte desenvolvida! Que técnica incrível, o resultado ficou fabuloso!! Eu já tinha visto essa técnica, mas desconhecia o nome, Parece fácil de fazer!
    Bjs!

    ResponderEliminar
  7. Que trabalho lindo. Amei!!! E o mais legal é que não existe uma peça igual a outra né? Bem original. Nota-se que tu tens o domínio da técnica, porque está muito bem feito. Já vi uns por aí que não ficaram tão bonitos. Parabéns!

    Dani do Blog sabe o que é?
    http://sabeoque.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro roupas com essa técnica, ficou um arrazo! Amei o resultado na blusa Ficou incrível.
    Beijoos!

    ResponderEliminar
  9. Eu acho muito lindo roupas com essa técnica. Confesso que já tentei fazer em casa, mas nunca deu certo hahahaha. Ai comprei mesmo.

    ResponderEliminar
  10. Conheço essa técnica e acho incrível. Além de ser fácil de fazer dá um up em qualquer peça que esteja de escanteio no guardarroupa. Legal sua iniciativa de falar sobre ela. Bexitus, amei!

    ResponderEliminar
  11. Olá!

    Técnica muito interessante, além de bonito economiza um dinheirão, pois conseguimos uma roupa completamente nova e linda. Obrigada pela dica e continue com o ótimo trabalho.

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Gostei! Ficou muito bem feito!! E no vestido, que vida que deu pra eles!!! Muito bom

    ResponderEliminar
  13. Ficaram lindas as peças! adorei *-*. Eu já usei essa técnica uma vez em uma camiseta e ficou baphooo, minha mãe que tinha me ensinado tbm. Dá até pra fazer peças personalizadas pra venda né? #ficadica rsrs

    Mil beijos

    ResponderEliminar