outubro 30, 2016

Halloween

















O Halloween tem como origem Samhain, que era a celebração celta da última colheita do ano, do fim do Verão e início do Inverno, que para eles era quando começava o Ano Novo.

Juntavam-se na noite de 31 de Outubro para um alegre banquete, iluminado por uma grande fogueira. Faziam oferendas aos Deuses e aos seus ancestrais, que nessa noite tinham mais facilidade em atravessar para o mundo dos vivos.

Faziam-se adivinhações e previsões sobre o ano que aí vinha.

Em algumas tradições celtas os jovens corriam com tochas pelo limite das suas fazendas, como símbolo de protecção.

Os celtas não temiam a morte e aceitavam-na como algo necessário na vida.

Com a invasão dos Romanos e com as migrações ocorridas ao longo dos séculos, o povo Celta e os seus descendentes acabaram por adquirir outros hábitos, o que deixou a sua cultura camuflada em comemorações Católicas, como por exemplo o Samhain que coincide com o Dia de Todos os Santos.

É possível que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã e revelar um lado negativo, de relação com o Diabo e energias negativas nessa celebração.

Um dos símbolos do Halloween é a abóbora iluminada, que tem como nome Jack o' lantern.

Um mito irlandês fala de um homem chamado Jack a quem apelidavam de avarento. Supostamente ele teria feito um pacto com o Diabo, segundo o qual não poderia ser recebido no Inferno quando morresse. Uma vez que também não foi permitida a sua passagem para o Céu, o Diabo mandou-o para a noite escura com carvão que ele acendeu dentro de um nabo esculpido, para lhe iluminar o caminho.

Esta história, porém, tem como base o costume dos celtas levarem para casa, já no final do banquete, uma brasa da fogueira dentro de um nabo oco, servindo de lanterna.

Na Irlanda e na Escócia as pessoas começaram as fazer as suas próprias versões de Jack o' lantern para afugentar os espíritos.

Crenças à parte, acho que é bom aproveitarmos todas as oportunidades para reunir amigos e familiares, partilhar momentos de felicidade e diversão e manter viva a nossa criança interior.”

Obrigada Diana pelo teu texto. J

Cá por casa vive-se o espírito de Halloween, ou dia das bruxas se preferirem. ;) 





Tadinha da Milka, apanhou um susto quando saiu para o quintal e viu aquela cara feia cabeluda a olhar para ela. Logo se recompôs e respondeu-lhe à altura com o ladrar de quem é capaz de enfrentar este mundo e o outro… 

Da maga para vocês,
com muitos sustos!...
...muitos doces, queria antes dizer! ;)



Sem comentários:

Enviar um comentário