março 09, 2018

Júpiter Retrógrado em Escorpião




O planeta Júpiter prepara-se para mudar o sentido do seu curso. Ele volta atrás para rebuscar algo que ainda ficou por resolver, ou que ficou na obscuridade, ou no inconsciente. Júpiter em Escorpião mexe com o lado mais negro de cada um, expande e traz à superfície, mas por vezes está tudo tão engrenhado que a sujeira continua lá ainda, oculta (ou pelo menos parte dela). E este retrocesso, ou interrupção do curso normal de Júpiter, é como uma esponja que volta atrás para limpar (ou absorver), algum resquício de nódoa que ainda lá ficou. Dependendo de onde este trânsito anda no mapa natal de cada um, é onde se está a dar a “limpeza”. É ver onde está Escorpião e o que lá se encontra. Que áreas de vida estão lá contidas.

Eu diria mesmo que este é um trânsito com tendência psicanalítica e uma aprendizagem também. Ele convida-nos a crescer confrontando-nos com a nossa pequenez e limites. Mas este é um crescimento de dentro para fora e não o inverso.

Claro que, no meio disto tudo acaba por haver sempre lugar para alguns excessos. Excesso de ansiedade. Ou de ressentimento, por exemplo. Mas será a culpa só do que está fora? Olha que não. O mapa é nosso!

Com Júpiter retrógrado pode dar até a sensação de que as coisas não andam, empacaram, mas é como eu escrevi lá em cima, ainda há muito trabalho por fazer. É assim uma espécie de retroactivos. Só que às vezes o pagamento somos nós que o tem de fazer.

Temos quatro meses para nos resolvermos. Para fazermos a limpeza da alma, ou dos nossos macaquinhos do sótão, antes de nos podermos voltar de novo para fora já com o EU expandido. Este é um período mais para REVER do que para fazer andar. E se for para ir em frente, que assim seja, mas sempre "olhos nos olhos" da questão (ou do problema) e não esquecendo que a verdade vem sempre ao de cima. 


                                                                              Imagem: "Nosso Meio Por Inteiro"

Sem comentários:

Enviar um comentário